10 / 06 / 2013 - LEGISLAÇÃO , e WEB RÁDIO ( falteiiiiiiiiii..) Edú
_________________________________________________________________________________
12 / 06 / 2013 - COMPETÊNCIA 2 / AULA 6 Edú
** Mercado de trabalho **
- www.radialista.org.br -
- www.telabrasileira.com.br -
MARKETING INDIFERENCIADO : mais ampli, mais audiência; ex: revista Veja , Novelas , B.B.B
MARKETING DIFERENCIADO : segmentação primário, publico; ex: MAIS VOCÊ , HOJE EM DIA.
MARKETING CONCENTRADO : nicho-tema; ex; CIDADES E SOLUÇÕES, CARTA CAPITAL e outros.
MICRO-MARKETING : menos amplo, menos abrangência, mais homogênio.
(((((( como vender e comercializar no rádio ? )))))))
- anúncio publicitário
- anúncio cultural
- classificado
- testemunhal
- teasers(chamadas): ex: vem ai..., tal festa x
- merchandising
VANTAGENS DO RÁDIO ,ARGUMENTOS.
- versatilidade do meio : preço acessível , retorno,pessoas no carro, na casa, no trabalho...
- proximidade : está junto do consumidor na hora da compra
- presença diária : pesquisas comprova que, a pessoa assimila mais o que ouve do que o que vê, principalmente jingles.
- audiência: horário comercial,empresas ,o comércio com o rádio ligado.
- eficiência: alcança diferentes públicos,diversos ramos,classes sociais.
- alcance : em casa, no ônibus, no carro , no trabalho, no bar...
- penetração : 98% das casas, 84% nos carros...
- exposição : 6h ás 19h, horário nobre mais extenso do que a tv.
- mobilidade : vai com o consumidor para onde ele for.
- credibilidade : os consumidores confiam mais no rádio.
- baixo custo : aparelhos receptores de toda faixa de preço, e baixo custo de produção.
- caráter imediato : busca o "ao vivo ", vivo...
((((((((((((( como ingressar no rádio ? )))))))))))))))))
PREPARE-SE ! --> estudo,técnicas,postura corporal,concentração e dedicação
OUÇA ! --> ouça muito rádio, a plástica , os locutores,se grave, ouça sua voz bastante, detectar falhas faz parte, não tenha medo das critícas..., seja autêntico...
NEUTRALIZE ! --> a tensão, os obstáculos , as dificuldades, a timidez, o perfeccionismo. cuidado...
TREINE ! --> praticar é o único caminho para chegar lá, treine até cansar , treine maneiras diferentes de falar o mesmo texto,mude, arrisque , saia do mesmo
PREPARANDO O SEU PILOTO / DEMO
- piloto ou demo: demonstrativo do seu trabalho para ser enviado ao coordenador de rádio.; de 3 a 5 minutos, no 30' ,capriche..
O QUE VALORIZA NO PILOTO?
sua naturalidade, habilidade, interpretação,dicção e pronúncia, sua articulação,qualidade vocal,adequação da sua locução com o seguimento da rádio,habilidade de interagir com a plástica...
O QUE POSSO FAZER ALÉM DE SER LOCUTOR DE RÁDIO ?
publicidade, institucional, hot sites , ura,games,audibook, narração,etc
na pratica: vídeos empresarias internos, narração(voiceover) para documentários, treinamentos e cursos learning, audiobook,audiodescrição.
o formato utilizado para gravação e envio dos arquivos é:
CANAIS : 1 ( MONO )
SAMPLE RATE : 44.100
RESOLUÇÃO: 16 bits
COMPRESSÃO : MP3 , 160 Kbps(mono)
Nenhum comentário:
Postar um comentário